Olá mais uma vez!
Outro dia estava arrumando umas caixas de biscoito e a minha cadela roubou um Cookie da Bauducco. Fui até o canto em que ela dorme e descobri que ela tinha aberto o pacote e comido o biscoito. Até ai tudo bem, afinal, que cachorro nunca comeu um biscoito roubado? Mas o que mais me impressionou é que o pacote não estava todo rasgado e com pedaços por toda a parte, estava quase inteiro, como se alguém o tivesse aberto para ela. Curioso, fui e dei outro biscoito para ela. É surpreendente, ela segura o pacote com as duas patas e, com a boca, ela puxa o plástico onde ele tem que ser puxado, exatamente no lugar certo. Acho que vou gravar e mandar pro Faustão.
Coisas da vida, mas chega de minhas histórias (essa é verdadeira, diga-se de passagem). Têm uns dois dias eu estava procurando um bom tutorial de como fazer efeito de gelo em coisas, sabe, com a refração do material, distorção e transparência. Fiquei indignado quando percebi que nenhum tutorial fazia o que eu queria. Continuei procurando, passei uns dois dias atrás disso, mas não encontrei. Resolvi desenvolver minha própria técnica e dividi-la com você, porque foi pra isso que eu criei esse blog, porque percebi uma defasagem em certos tipos de tutoriais, como estes de gelo que tanto busquei. O efeito de hoje é esse:
Primeiro Passo
Antes de tudo precisa-se da imagem na qual será aplicado o efeito. A minha é uma modelo, que achei em um grupo do Flickr. Em segundo lugar, se olhar bem atentamente aos detalhes, perceberá uma série de rachaduras nesta “estátua”. Essas rachaduras foram feitas com Brushes, que eu encontrei na minha biblioteca, e já estão renomeados, então você pode procurar alguns no site Deviantart.
Mãos à obra. A primeira coisa a se fazer é recortar o objeto do fundo. Para isso, duplique a camada da imagem (por segurança) e trabalhe com a cópia. Para recortar o objeto você pode usar a ferramenta de Laço Poligonal (Poligonal Lasso Tool, “L”), ou a ferramenta Caneta (Pen Tool, “P”). Se escolher a segunda opção, após ter feito a forma, deverá clicar nela com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Criar Seleção (Create Selection)”. Feito isso deve selecionar a camada da imagem, teclar “Ctrl+Shift+I” para inverter a seleção e “Del” para excluir a parte selecionada. Assim:
Segundo Passo
Depois de recortar o objeto, é preciso preencher o espaço vazio. Para isso vou usar a ferramenta Carimbo (Stamp Tool, “S”), porque tenho que preencher uma parede com textura, mas, se a sua for Liza pode usar ferramentas como Pincel (Brushe Tool, “B”). É importante também apagar a sombra que por ventura possa existir, mais para frente explico o porquê.
Terceiro Passo
Todo mundo já estudou ótica em física, e mesmo que não o tivesse feito saberia que um objeto preenchido por algo translúcido, como água ou vidro, causa uma alteração na imagem que se vê através dele. Se não me engano isso se chama Refração ou Refringência Luminosa.
Para recriar isso vamos selecionar toda a imagem da camada do objeto com “Ctrl+A”. Em seguida vamos mudar de aba, indo de “Camadas (Layers)” para “Canais (Channels)”. Na aba Canais existem 4 camadas: RGB, Vermelho, Verde e Azul. Agora, crie uma nova camada, que será automaticamente denominada “Alfa 1 (Alpha 1)”, e cole (Ctrl+V) o recorte. Quando você criou esse novo canal os outros ficaram invisíveis e o objeto deve estar no meio da tela, então selecione outro canal para que você possa ajustar a posição correta dele na tela. Assim:
Em seguida deixe o canal novamente invisível, sendo possível ver somente o canal “Alfa 1”. Que está com o fundo preto e não tem cor. Selecione esse canal e vá em “Filtros (Filters)> Desfoque (Blur)> Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur)” e use um raio de aproximadamente 3,5 pixels.
Agora clique com o botão direito do mouse na imagem que está ao lado do nome “Alfa 1” e selecione a opção “Duplicar Canal (Duplicate Channel)”. Aparecerá uma janela, na área destino, referente à ”Documento” selecione a opção “Novo (New)”, e nomeie como “Distorção Gelo”.
Um novo arquivo do Photoshop, Distorção Gelo, aparecerá na tela. Salve-o em um lugar fácil, pois logo iremos usá-lo.
Quarto Passo
Como a minha parede é muito vazia, resolvi por uns adornos nela. Usei um brush que achei neste site. Depois que fiz os devidos ajustes de recorte e tudo mais, mudei a opacidade dos desenhos para 59% e o seu Modo de Mesclagem (Blend Mode) para “Superexposição Linear (Linear Burn)”.
Salvei a imagem em um novo JPG, que usarei agora. Sabe a imagem que você recortou e depois preencheu o espaço vazio, e que no meu caso eu fiz algumas alterações? Ponha ela como plano de fundo. Depois duplique-a e coloque sua copia acima do objeto recortado.
Clique com o botão direito sobre o nome da camada que você acabou de por acima das outras e selecione a opção “Criar Máscara de Corte (Create Clipping Mask, Ctrl+Alt+G)”. Isso faz com que só apareça, nessa camada, o que na camada embaixo estiver preenchido.
Agora selecione esta camada e vá em “Filtros (Filters)> Distorção (Distortion)> Vidro (Glass)”. Na janela que se abriu clique na seta que está ao lado do campo de escolha de textura. Escolha “Carregar Textura (Load Texture)”. Procure o arquivo PSD que salvamos anteriormente com o nome “Distorção Gelo” e carregue-o como textura. Para terminar esta etapa basta ajustar os níveis de distorção e suavidade até que chegue a um ponto satisfatório, mas não mexa na escala.
Quinto Passo
Muito bem, vamos colocar um corpo que atribuirá essa distorção ao fundo que criamos. Crie uma copia da camada do objeto e coloque essa cópia acima de todas as outras camadas. Depois clique duas vezes para carregar a janela de efeitos.
Ao invés de eu ficar escrevendo tudo, siga as referências da seqüência de imagens a seguir. Mais fácil para você e para mim, mas não se atenha cegamente a estes valores, você deve ajustá-los com base nestes, mas fazendo as modificações necessárias para que se adéqüem bem à sua imagem e jogo de luz.
Salve este estilo, pois, no futuro pode ser necessário em alguma imagem.
Sexto Passo
Vamos criar a sombra agora. Como o vidro, a água e o gelo são transparentes, a sombra não é completa e uniforme como com outros materiais, ela tem luz em seu meio, quase como um recheio.
Para fazer isso vamos criar uma nova camada abaixo da que acabamos de criar e, com “Ctrl+Clique”, vamos criar a seleção da garota, clicando na sua camada (aquela abaixo da distorção do vidro). Em seguida escolha um tom de cinza bem claro, e outro escuro para, com a ferramenta Pincel (Brush Tool), fazermos com que as bordas fiquem mais escuras e o centro mais claro, preenchendo a seleção. Em seguida Use o Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur), com um raio pequeno para “misturar” um pouco tudo. Deve estar parecido com isso:
Isso foi a sombra atrás do objeto, então vamos abaixar a opacidade para cerca de 18%.
A sombra original estava projetada sobre o muro, portanto deve ser reconstruída nesta mesma linha de pensamento. Repita o procedimento de seleção citado acima e crie uma nova camada abaixo da sombra que acabamos de criar.
Escolha um tom de cinza bem escuro e pinte a seleção. Em seguida, tecle “Ctrl+T” para criar essa seleção de distorção, e “estique" a imagem para a direita, desta maneira:
Feito isso, selecione novamente o corpo original e exclua essa parte da sombra, deixando somente a projeção dela para fora do corpo. Depois selecione essa camada mesmo para que, quando você pintar com a ferramenta Pincel (Brush Tool), em uma cor clara, partindo do corpo e perdendo a força ao chegar próximo a borda, você não pinte coisas fora desta sombra. Depois use a ferramenta Borracha (Erase Tool) para dar um pouco de degradê às bordas desta nova camada de sombra. Nesta camada não é necessário abaixar a opacidade, pois ela deve estar parecida com isso agora:
.jpg)
Sétimo Passo
Já temos uma garota de vidro, mas não é essa a minha proposta. A minha proposta é criar uma peça de gelo. Vamos lá, entre o objeto e as sombras, crie um novo grupo. Dentro dele crie uma nova camada. Nesta camada crie a seleção da garota e escolha, nas cores de uso rápido, a cor branca e um tom claro de cinza, mas não muito claro. Em seguida vá em “Filtros (Filters)> Acabamento (Render)> Nuvens (Clouds)”. A nuvem foi criada no formato do corpo da garota, agora mude seu Modo de Mesclagem (Blend Mode) para “Subexposição de Cores (Color Dodge)” e sua opacidade para 17%. Isso cria um brilho mais acentuado da refração da luz e encorpa a silhueta da forma.
Como a minha garota agora está transparente, eu recriei seu pé e braço que estavam escondidos atrás de seu corpo. Para isso usei a ferramenta Caneta (Pen Tool), transformei em forma, apliquei o estilo de vidro que criamos e depois mesclei com uma camada vazia. Assim consegui apagar as partes de fusão sem ter o efeito se remodelando ao novo desenho da forma. Depois baixei a opacidade para cerca de 80% e mudei o Modo de Mesclagem (Blend Mode) para “Luz Linear(Linear Light)” e “Darker Color”.
As rachaduras, para mim dão um aspecto especial de detalhismo, e eu sou detalhista, então... Mas, vejamos, não pode ser muito explícito, tem que ser algo que diga: “hey, estou aqui. Ops, já não estou...”, isto é, não pode chamar muito a atenção, então eu usei uns Brushes de rachaduras, na cor branca, com um fluxo bem pequeno, e fui preenchendo de detalhes a minha forma.
Para finalizar, umas estrelinhas bem singelas do lado direito, onde tem uma boa concentração de luz, indicando um brilho localizado. Essas estrelinhas existem em alguns brushes, mas se você preferir pode usar a ferramenta de criação de formas do Photoshop, Ferramenta de Forma Personalizada (U).
Observações Finais
O esquema de refração da luz é legal para fazer água, gotas d’água, uma piscina falsa, uma lupa, óculos, garrafas... Enfim, uma vasta gama de coisas diferentes. O estilo de gelo é, também, muito parecido com o estilo de água. Existem muitos tutoriais na internet que ensinam a fazer esse efeito, mas o que eu mais gostei foi o do Fabio, que é o dono do Abduzeedo.



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Um comentário:
Oi meu nome é Renald, eu gostei muito do seu blogger eu tenho o adobe photoshop cs3 mais não sei usa ele ainda quero aprender muito, pf me da uma dicas...
meu e-mail é...
naldinho_natitude@hotmail.com
deixa lá no meu orkut falou...
brigado....
Postar um comentário