Espelho Líquido

Olá mais uma vez!

Tem algum tempo não é? Bom, compensar-los-ei com este novo tutorial. Ao visitante de Ryazan-RU gostaria de dizer Привет, Рязань гость, добро пожаловать в моем блоге, я надеюсь, что вы найдете изображений полезно, потому что я не говорю русский, но, если я мог бы перевести их для вас, e para os visitante de Allston, Massachusetts-EUA, Tuam-Irlanda e Ebikon-Suíça , welcome to Gavani, if you don’t know I have a translated version of some tutorials, it’s in www.gavani-en.blogspot.com, I'm translating the tutorials with my new writer, Andrey Morais, but you can check this Google tool, wich will help you to understand my newest tutorials in the gap between the post and the translation of it.

Bom, deixando de embromar vocês digo o que faremos hoje: espelho líquido. Ai você pergunta, o que?! Isso mesmo. Estava vendo alguns trabalhos com reflexos e vi que as pessoas apenas viravam as imagens. Na maioria dos casos, o que não vai acontecer hoje, são necessárias duas imagens para se recriar um efeito de reflexo. Pensei então em fazer um tutorial de reflexos, mas, por quê não, complementar um pouco mais esse efeito? Decidi fazer o reflexo em um espelho líquido, como o que acontece no filme Matrix, quando Neo está sendo escaneado. Assim:






Primeiro Passo

Como sempre, busquei a modelo em um grupo de modelos do Flickr. Como fizemos no tutorial de Anjo e no tutorial de Gelo Realístico, vamos recortar a modelo para usar um fundo diferente.





Feito isso crie um fundo provisório. Eu criei um em preto e descobri algumas falhas no recorte, que em seguida corrigi.




Segundo Passo

Para não fazer da mesma maneira de sempre, criei alguns quadrados que indicam a iluminação, ao invés de uma fonte pontual e única. O efeito ficou bem legal. Feito isso, em somente metade da imagem, criei um grupo (Ctrl+G) separado para cada coisa, por exemplo “quadrados luminosos”, ou “background”. Sabem que sou excessivamente organizado.







Terceiro Passo

Agora vem a parte interessante, vamos selecionar todos esses elementos e teclar “Ctrl+T”, selecionar a opção “Flip Horizontal” (Virar Horizontal) e ajustar a posição no lugar certo. Lembre-se que o efeito de reflexo não sai exatamente igual o contrário (matriz), mas deve ter seu pequenos ajustes para que partes da imagem não sejam omitidas e todas se encontrem com ponto de contato, que é necessário para fazer este tutorial inteiro.

Estou dizendo isso para que não aconteçam coisas como essa:





Aqui há o encontro de dois pontos do corpo da modelo com o plano. Todavia, na reflexão elementar, apenas um ponto (os ombros) toca o plano, enquanto os outros, quando recortados, irão apoiar-se no vácuo





Quarto Passo

Selecione o grupo que você criou de reflexo para fazer o espelho e crie uma máscara para ele, clicando nesse botão:





Essa máscara fará com que tudo o que você for ver desse grupo esteja relacionado à essa máscara, isto é, você só vê o que a máscara definir.

Neste caso eu criei um espelho, então fiz a seleção como se fosse tridimensional, com perfil, e adicionei uma camada cinza com opacidade bem baixa, para deixar um pouco diferente.






Quinto Passo

Para fazer o próximo passo você precisará de duas coisas:


Mesclar todas as camadas do grupo (as minhas camadas estavam com opacidades diferentes, então eu transformei todas para 100%, sem perder as propriedades de transparência. Como? Abaixo de cada camada que tinha uma opacidade diferente de 100% eu criei uma nova, transparente, e mesclei com “Ctrl+E” a partir da camada de cima as duas. Quando todas já tinham sido alteradas, mesclei todas em uma camada só).

Um plug-in para criar efeitos de ondas, que pode ser baixado aqui (para instalar o plug-in basta clicar no arquivo de instalação e reiniciar o Photoshop (quando instalado, ele vai estar na guia “Filter” (Filtro) dentro da opção “RedField”).



Este passo consiste em criar o efeito das ondas, com o plug-in da RedField, Water Ripples, na imagem de reflexo, onde há o encontro das costas e do salto da modelo, com o espelho.

Para fazer isso, criei um novo arquivo com 1280x800 pixels. Colei nele a imagem de reflexo (que criamos agora, mesclando todas as outras), com “Ctrl+T” girei 90˚ no sentido horário e ampliei até ficar de um tamanho que ocupasse toda a tela, preenchendo as partes transparentes com preto. Feito isso ajustei as opções do plug-in para que a imagem ficasse assim:







Sexto Passo

Voltei à imagem para o seu lugar original, ajustei o seu tamanho e puxei toda a composição para o lado direito um pouco (com isso tive que criar alguns quadrados a mais, para completar a composição).

Depois copiei a imagem da modelo e, teclando “Ctrl+U” e puxando a barra de luminosidade toda para a esquerda, deixei o recorte da minha modelo todo na cor preta e, em seguida, desloquei-o um pouco para a direita.

Isso será a sombra que a modelo fará incidir sobre o espelho aquoso que criamos e, para terminá-lo falta só usar o filtro “Gaussian Blur” (Desfoque Gaussiano), que está na guia “Filters> Blur” (Filtros> Desfoque), com um raio de aproximadamente 10 pixels, e abaixar a opacidade da camada para cerca de 60%.





Sétimo Passo

Já está quase pronto, falta criar uma moldura para o espelho. Eu usei a ferramenta “Polygonal Lasso” (Laço Poligonal, L) para criar o formato da moldura, então dividi em duas partes, a interna e a externa, e usei a ferramenta “Brush” (Pincel, B) para criar degradês indicando luz e sombra em ambas as partes, mas você também pode usar a ferramenta de degradês (Gradient Tool, G) do Photoshop (que está junto da lata de tinta, paint bucket, e você pode exibi-la somente clicando e segurando no botão referente à própria lata de tinta, G):






Oitavo Passo

Criei um efeito de reflexo no chão, para ter uma determinação de onde começa e onde termina o fundo. Esse segundo reflexo é complementar, então baixei a opacidade e criei um degradê esmaecendo quanto mais longe for da imagem original, isto é, quanto mais distante do ponto onde ocorre a reflexão, mais transparente vai ficando. Mas isso somente para o chão.

Repare nas botas,o reflexo é idêntico à imagem original, agora repare no espelho, temos um problema: se virarmos as imagens que usamos para criá-lo não preencherão o espaço da maneira correta.

Neste caso, dividi a moldura do espelho em duas partes, a do lado direito da tela e a do lado esquerdo da mesma. Ajustei ambas as partes no ponto de encontro e apaguei o que poderia, no caso, como do lado direito o degradê é o mesmo até o final, sobrepus a ponta ao próprio espelho e apaguei o excedente, porque o reflexo está abaixo e não sobre a imagem original.

Do lado esquerdo fiz a mesma coisa, mas ainda resta o meio. Minha sorte neste caso é estar trabalhando com uma imagem muito escura, mas no caso de você estar usando uma imagem clara, minha sugestão é que use “Ctrl+T”, selecione a opção “Distort” (Distorcer) e “inverta”, reformando os pontos de fim, de modo a inverter a imagem sem inverter o reflexo, assim:






Observações Finais

Hoje eu trouxe este plug-in da RedField, que é muito útil em diversos casos. A idéia do reflexo é complementar, acredito que todos saibam o que é um reflexo, mas estes toques de encontro das partes de reflexão e refletidas são muito importantes para uma imagem realista e coesa.

Os quadrados luminosos deram um efeito sofisticado ao contexto, que me parece quase uma propaganda de moda, e a posição do conteúdo no espaço é importante para o equilíbrio e suavidade com que vemos as formas: de um lado tenho a luz e o mais forte dos quadrados e do outro tenho uma forma com mais cores e mais bem definida.

Não sei se notaram, mas eu coloquei um novo quadro no conjunto da barra lateral. Chama-se inspiração de Design. Vou explicar: geralmente tenho uma boa idéia quando estou procurando uma coisa completamente diferente, ou quando estou olhando imagens de outros designers. Alguns deles chamam esses conjuntos de imagens de Design Inspiration, e como adoro aportuguesar as coisas, o meu se chamará Inspiração de Design, e será composto dos conjuntos de imagens que eu achar mais legais.

Por hoje é só, espero que tenham gostado. Até mais.

Comentário do post

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gostei desse efeito mas o banner escrito gavani achei lindo demais será que vcs tem como postar ai e ensinar nesse site ameiiiiiiiii ele bjos!