Editores Gráficos: Arte no Terceiro Milênio

Olá!

Estive olhando alguns programas e outras coisas mais na internet e descobrí coisas muito boas, decidí que seria interessante estar repassando para vocês. Há muitos programas interessantes nesta lista. Espero que apreciem.

Hoje em dia existem muitos editores de fotografia e imagem no mercado, a exemplo do Photoshop, que, sem dúvida, lidera o mercado na categoria, não somente no Brasil e nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. E não somente programas pagos e que necessitam de instalação são famosos e imponentes, há muitos bons editores on-line, e inclusive uma versão do próprio Photoshop.

O que há algum tempo alguns sonhavam poder fazer hoje é desenvolvido por adolescentes, dentro de casa, em seus computadores pessoais. Poder manipular uma imagem e transformá-la em algo novo é algo que atrai a atenção de muitos jovens hoje em dia. Mas a tecnologia está ai, não somente para os jovens, mas para todas as idades, independente de profissão, cor, nacionalidade, etc. A globalização tornou isso possível, e, acima de tudo nesse processo, a Internet está em destaque.

Os programas mais famosos do mercado hoje são o Photoshop (que já está em sua décima edição), o Fireworks, ambos da Adobe, PaintShop Pro, da Corel (este está em sua décima segunda edição, mas mesmo assim deixa um pouco a desejar quando comparado ao similar da Adobe), Gimp, GNU (software de licenciatura aberta, concorrente direto do Photoshop) e o Picasa, do Google (também um programa aberto, mas que é mais considerado como organizador de imagens).

Além destes existem bons editores como o Pixelmator (somente disponível para o Macintosh, novo no mercado, mas que promete ser muito forte em pouco tempo), PhotoLine e TextMate. E ainda além destes existem os editores on-line, dentre os quais destacam-se o Picnik (que tem parceria com o site Flickr, de onde tiro muitas imagens para projetos), Pixer.Us, Snipshot e Splashup.

Para não deixa-los "boiando" nestes nomes, abaixo segue uma pequena descrição dos programas.




photoshop

O Photoshop é, hoje, o programa de edição de imagens mais utilizado do mundo, com recursos inovadores e dinâmica visual única, que facilita o entendimento e o desenvolvimento de projetos por parte dos usuários.

Na sua décima versão (a chamada CS3), traz recursos que aceitam objetos em 3 dimensões, importando objetos com formatos 3DS (3D Studio Max), OBJ (Wavefront), U3D (Intel), KMZ (Google), e COLLADA (abreviação do inglês para COLLAborative Design Activity, é um padrão de exportação e importação de arquivos criado pela Sony e usado como padrão para o console Playstation 3. É suportado pelos melhores editores 3D do mercado, como Blender (software livre), 3D Studio Max e Maya. O formato utiliza XML como padrão e suporta além de modelos detalhados, animações e iluminação.", retirado de Wikipedia.org). Além disso, edita vídeos também, nos formatos MOV, AVI, MPEG-4, FLV, 3G, FLC, H.264 (iPod) e DV Stream, e exporta para o formato FLV (Flash) se houver instalado na máquina Flash CS3, o After Effects CS3 ou o Premiere CS3, e, na minha opinião, seu único defeito é não ter, ainda, uma versão oficial em português.

Possui versões para o Mac OS e Windows (mas não fiquem tristes usuários do Linux, este site traz uma maneira de instalar o Photoshop CS2 no Linux Ubuntu 8) uma versão on-line, o chamado Photoshop Express, que é um editor que não possui tantos recursos como o próprio Photoshop (mas com o qual pode-se divertir-se por algumas horas), e versões portáteis a partir da versão CS (8.0). A grande vantagem destes Photoshops portáteis é, justamente, sua mobilidade. São leves, úteis e rodam direto de uma unidade removível, como um pen-drive ou iPod.

Links:




gimp

A primeira menção ao GIMP surgiu em Julho de 1995, quando Peter Mattis postou mensagens em vários fóruns fazendo perguntas sobre como e o que deveria-se ter em um programa de edição de imagens. Em Novembro daquele mesmo ano foi anunciada a versão beta do primeiro editor de imagens aberto, e que mais tarde viria a se tornar um dos mais fortes concorrentes do Photoshop.

Desde sua primeira versão, o GIMP 0.54, até a atual, o GIMP 2.4, o programa teve diversas alterações e tem versões disponíveis para Linux, Windows e Mac OS X, e além das versões comúns para instalação, existe também uma versão portátil.

Para os usuários do Photoshop que não quiserem entrar de cabeça neste novo programa e sentirem-se perdidos nesta nova interface, existe um pacote de modificação do sistema que muda a interface para que fique parecida com a do Photoshop CS e CS2, chama-se GimpShop.

Links:




pixelmator

No ano passado, dois irmãos, Saulius e Aidas Dailide, desenvolveram um software de edição de imagens para, o que eles dizem ser, e eu concordo, o melhor software de sistema operacional existente: Mac Operating System.

Com a interface mais bonita já desenvolvida para um programa de edição de imagens, o Pixelmator é bastante empolgante em termos de novas possibilidades. O Fábio, do Abduzeedo.com, desenvolveu estes tutoriais (1, 2, 3) com o programa, e o resultado é fascinante.

Infelizmente não há ainda uma versão do shareware para Windows e tão pouco para o Linux.

Links:




fireworks

O Fireworks é uma ferramenta criada pela Macromedia, posteriormente comprada pela Adobe (em 2005), voltada para o desenvolvimento de Web Sites e alguma coisa de tratamento de imagem. Mais simples e mais leve que o conceituado irmão, Photoshop, a partir da versão MX passou a ter integração com os outros programas que compunham o mesmo pacote: Dreamweaver, Flash e Free Hand.

Atualmente na versão CS3 (9.0) o programa traz suporte a diferentes tipos de formatos voltados para a web, como gifs animados, png e algo de vetoriais.


Links:




psp

A Corel, com seu famoso Corel Draw, investe, assim como a Adobe, numa gama indizível de softwares, para edição de imagens, vídeo, áudio, etc... O Corel Paint Shop Pro é um programa que segue a linha do Adobe Photoshop, isto é, edição de imagens. Até 2004 pertencia à Jasc Software Inc., com sede Minneapolis, e quando comprado pela empresa Canadense Corel Corporation, teve seu nome alterado de Paint Shop Pro (PSP) para Corel Paint Shop Pro.

Teve sua primeira versão lançada para Windows em 1992, e sua primeira versão 32 bits lançada em 1996 (para Windows 95 e NT 4.0). Hoje está em sua décima segunda versão e até hoje não existe uma versão para o Mac OS X.

Um programa versátil e completo para criação de bitmaps e algo de vetoriais, é uma boa alternativa para programas como o Photoshop, principalmente pelo seu preço, consideravelmente mais barato.

Links:





picasa


Um programa para edições simples, o Google Picasa é mais um organizador do que um programa de edição de fotos.

A Google tem muitas áreas de aplicação, todavia a área de ferramentas para imagens ainda é um tanto fraca e poderia ser melhor explorada. Além desta alternativa para fotos, outro programa interessante da Google é o Sketchup, que renderiza ambientes em 3 dimensões.

Links:




online

Para os que são esquecidos e não tem versões portáteis de seus softwares, podem utilizar as versões de editores on-line. Seguem os Links:


Posteriormente farei outras revisões acerca de programas, plug-ins, máquinas, etc. Até lá, espero que apreciem os tutoriais.

Comentário do post

Um comentário:

Anônimo disse...

ola os editores de imagem que vc mostrou são realmente bons. mas tem um editor on line que é muito mas muito bom mesmo que é o www.taaz.com.br ele é muito bom mas muito bom mesmo.