Olá mais uma vez!
Desculpem a demora, estive ocupado e não pude atualizar antes. Pois bem, eu tinha em mente fazer um óculos virtual ou uma carta suicida neste tutorial, mas durante a semana eu tive de fazer um projeto em 3D e descobri um plugin muito interessante de Render para o Sketchup, do Google. O plugin se chama Podium, e é desenvolvido pela SU Plugin.
Há alguns meses, ou um ano, não me lembro, meu irmão do meio, Nikollas, me mostrou uma imagem onde há uma imagem refletida em uma esfera, na qual existem várias esferas. Fiquei com ela na cabeça por muito tempo, sem ter dinheiro para comprar o 3D Studio Max, não encontrava outra alternativa para fazê-la, até que eu ví o que o Podium pode fazer.
A partir daí fiz vários testes tentando encontrar uma maneira de reproduzir a imagem que eu havia visto. O resultado foi fascinante! Então resolvi escrever este tutorial a partir desta imagem.
Bom, para fazer essa imagem você vai precisar de: 8 esferas de metal cromado (de tamanho sortido), Alguns imãs potentes (para fazer as esferas simularem falta de gravidade), 6 paredes de prata, 1 fonte de luz branca e uma câmera fotográfica invisível.
Ou você pode usar o Google Sketchup (que pode ser baixado aqui), o SU Podium plugin (que pode ser baixado aqui, a versão free só permite a produção de imagens em até 500 x 500 pixels), do Photoshop e de um pouco de disposição.
Após a instalação do Sketchup, instale o SU Plugin em uma pasta chamada "Podium", em qualquer lugar, que não seja a pasta do Google Sketchup (pois sempre ocorre um problema). Feito isso, copie o arquivo "podium_load.rb" e a pasta "Podium" para dentro da pasta "Plugins" do Google Sketchup. Agora você tem uma incrível ferramenta 3D gratuita e fácil de usar, unida a um plugin que produz um efeito excelente.
Primeiro Passo
Abra o Google Sketchup e leia o "Learning Center", que é aberto automaticamente quando se inicia o programa. Isso ajuda a compreender um pouco os componentes do programa. Um dos passos ensina a fazer esferas, e ele nos será útil.
Antes de tudo, crie um quadrado com a ferramenta "Rectangle" (você saberá que o quadrado se formou quando uma linha pontilhada cruzar a diagonal da forma plana).
(Quadrado no Sketchup)
Segundo Passo
Crie uma esfera, como mostra o "Learning Center", e depois faça várias copias dela (o "Learning Center" também ensina como copiar objetos), para fazer esferas diferentes utilize a tecla "S" (Scale), ou vá até “View”> “Toolbars”> “Modification” e selecione a ferramenta.
Feito isso, espalhe as esferas no espaço do quadrado, em posições e alturas diferentes, e depois selecione todas elas com a ferramenta "Select" e a tecla "Shift" pressionada. Pinte uma (conseqüentemente todas as selecionadas serão pintadas) com a cor "Silver", utilizando a ferramenta "Paint Bucket". Pinte também o quadrado que você criou.
Sua imagem deve estar parecida com isso:
(Imagem com as esferas e o quadrado pintados)
Terceiro Passo
Agora vamos criar as paredes. Use a ferramenta "Orbit" para posicionar a "câmera" para uma posição que facilite a produção das paredes. Selecione a ferramenta "Line" e, com a tecla "seta para cima" pressionada, crie uma linha, a partir de um dos cantos do quadro, para cima, de maneira a sobrepor a esfera mais alta. Depois, com a mesma ferramenta e utilizando as outras setas (como mostra o "Learning Center"), crie as outras paredes e pinte-as da mesma cor que você pintou as esferas e a base da "caixa".
Quando você levantar a última parede, automaticamente o "teto"também será criado. Para removê-lo basta selecioná-lo com a ferramenta "Select" e teclar "Del".
Para ajudar com a movimentação da "câmera", você pode ir a “View”> “Toolbars”> “Views”, que abrirá novas ferramentas. Estas ferramentas reposicionam a "câmera" para posições básicas, e que facilitam a vida quando se tem que fazer ajustes no modelo.
Agora sua imagem deve estar assim:
Quarto Passo
Ainda não se parece nem um pouco com a imagem do link que eu coloquei no começo, afinal onde estão os reflexos? E é neste momento que entra o Podium. Ele não permitirá a visualização ao vivo do efeito final, mas você pode usar o máximo de velocidade e a menor resolução para ter uma pré-visualização de como a imagem irá ficar (selecionando "preview" e clicando no botão "render").
Com isso você pode ter uma idéia de como será o ângulo de captura da imagem, podendo mudar e fazer alterações a seu gosto.
Para criar o efeito de reflexo nas esferas, selecione todas as esferas e abra a caixa de diálogo do SU Podium, na guia "Plugins". Nela leve a barra "Reflect" totalmente para a direita. Se tiver curiosidade, siga o passo acima para visualizar como está ficando. A imagem estará azulada devido ao reflexo de céu, que está presente no modelo.
(Visualização do efeito)
Quinto Passo
Como a caixa estará fechada, vamos ter de por uma luz dentro dela. Para isso crie mais uma esfera, pinte-a de branco e clique nela até que esteja com pequenos triângulos azuis. Depois clique com o botão direito, selecione a opção "Make Group", em seguida vá até a caixa de diálogo do Podium e leve a barra "Light" até 25% (Pode variar conforme a necessidade de luz e tamanho da caixa).
Agora, com a ferramenta "Line", complete o teto da caixa, criando uma linha de um dos ângulos para o outro. Depois, selecione a esfera branca que será a luz e leve-a até o centro do teto da caixa. Então, como se estivesse atravessando o teto, coloque metade da esfera para dentro, deixando a outra metade para fora.
Sexto Passo
Estamos quase terminando com este programa. Selecione a ferramenta “Zoom” e vá avançando até estar dentro da caixa. Lá dentro pinte o teto da mesma cor “Silver”, e em seguida escolha uma bola para ser a sua “moldura”.
Agora é um bom momento para utilizar a pré-visualização que eu ensinei.
Sétimo Passo
Com o ângulo que você deseja encontrado, na caixa de diálogo do Podium, clique na Seta> “Settings”, coloque a primeira barra totalmente para a direita e a segunda em cerca de 25%.
Depois vá na seta novamente, só que desta vez clique na guia “Render Size” e escolha o que você quiser (eu utilizei o 1024 x 768 pixels). Para mudar o local onde são salvas as imagens vá na Seta> “Settings” e mude o local no “Browse”, dentro do quadro “Output”.
O processo de “renderização” deve durar uns 20 ou 25 minutos (pode ser mais ou menos, depende da sua máquina)
Oitavo Passo
Agora você já deve ter percebido que a esfera ainda está um pouco angular, e é ai que entra o Photoshop. Abra a imagem no Photoshop, depois tecle “Ctrl+R” e crie duas guias adentrando um pouco a área da esfera.
(As guias, azuis, adentram um pouco o espaço da esfera e servem para fazer circulos perfeitos, em vista da esfera original)Duplique a camada e selecione a ferramenta de seleção elíptica. Crie um círculo com “Shift” pressionado. Quando já tiver selecionado a área interna, tecle “Ctrl+Shift+I”, e digite “Del”, excluindo, assim, as partes angulares da borda.
Selecione a camada que você duplicou e faça mais uma cópia de segurança. Com a camada inferior à que você excluiu as bordas selecionada, use a ferramenta carimbo (S) para preencher as laterais, apagando os vestígios das bordas originais. Use o mesmo processo para arredondar as bordas da sombra.
Nono Passo
Se você está fazendo uma imagem 1024 x 768 pixels, pode concluir seu trabalho aqui, todavia ainda há aqueles que usam proporções maiores, e para estes (como eu) o tutorial continua.
A minha imagem é uma 1280 x 800 pixels, então eu resolvi recriar o background. Para isso eu criei uma camada de preenchimento embaixo de todas, onde usei um degradê com tons de cinza e branco, ajustando para dar a impressão de luz que haveria quase em cima da esfera, um pouco escondida atrás da esfera.
Depois criei uma camada que seria somente o chão, um retângulo cinza com opacidade reduzida, somente para mostrar a linha de quebra entre o piso e a parede.
Décimo Passo
Duplique a camada da esfera e tecle “Ctrl+L”. Em seguida ajuste os níveis para ter um tom mais prateado.

Décimo Primeiro Passo
Vamos criar um texto para inserir na esfera (como eu fiz com “Gavani”). Com ele escrito, vamos transformá-lo uma camada normal, e em seguida clicar duas vezes no layer do texto.
Na caixa de diálogo “Layer Style”, entre na guia “Outer Glow”, e crie um pouco de brilho externo no seu texto, para que ele tenha um pouco de destaque em meio à esfera.
Não se pode ter realismo colocando-se um texto reto em uma esfera. Vá na guia “Filtro” (Filter)> “Distorção” (Distort)> “Esferização” (Esferize). Ajuste de acordo com a posição, tamanho e altura do seu texto.
Depois disso é só curtir o resultado. Eu particularmente fiquei bastante satisfeito. Espero que tenham gostado.
Bom, por hoje é só, são 2:52 da madrugada. Até a próxima.











Um comentário:
Gostei...
Bem que vc tinha dito
Ficou bem dinâmico o cenário
Postar um comentário