Anjo

Olá!

E as festas? Tranquilas? Bom, as minhas foram ótimas... e, talvez, por um toque de subjetividade justamente delas eu tenha escolhido ensinar-lhes a fazer um Anjo hoje.

Na verdade eu escolhí fazê-lo outro dia, mas não consegui... me veio a ideia em uma madrugada: eu estava procurando brushes na internet, pra fazer uma biblioteca, e estava com a tevê ligada, no SBT, só pra não estar só... e estava passando esse programa "Fantasia", que tem 30 garotas super sexy de biquini, dançando e tudo mais... mas não foi isso, no intervalo passou o comercial do desfile da "Victoria's Secret", e eu adoro esse desfile, não somente por essas modelos lindíssimas usando lingerie e salto alto, mais por isso, mas eu gosto também de ver as propagandas e o design que eles usam. Reparei nas asas delas, e já estava com vontade de fazer um anjo: "Junte a fome com a vontade de comer e 'voilá'".

Achei alguns brushes interessantes de asas, e alguns bancos de imagem na internet muito bons, e o melhor: gratúitos. Um deles, pelo qual não esperava, foi o próprio Flickr, que eu não conhecia muito bem, e descobrí que tem busca de imagens individuais, sem ser por usuário.

Pois bem, já basta de minhas histórias, a imagem que faremos é esta:




Primeiro Passo

Antes de tudo deve-se buscar o brush de asa, imagem de um pássaro ou algum tipo de footage do qual possam ser retiradas as asas. Eu achei alguns muito bons no site/comunidade Deviantart, mas se não encontrar nada pode buscar pelo Google que encontrará excelentes referências.

Em segundo lugar falta a fotografia na qual serão postas as asas. A que está aí acima eu achei pelo Flickr, no conjunto "modelos", aonde, por sinal, achei outras fotos muito boas.

Tendo isso abra a fotografia no Photoshop e faça uma seleção em torno do corpo usando a ferrementa "caneta" (pen tool), clicando com o botão direito e indo na guia "criar seleção" (create selection), duplique a camada e apague o fundo em volta. Se onde você for colocar as asas houver um cabelo que deve ser recortado também seria interessante usar a ferramenta KnockOut 2, da Corel, que por sinal é excelente e de muito fácil uso, mas não é o caso hoje, então não vou entrar em detalhes.




Segundo Passo

Feito o recorte mãos à obra. Neste caso vamos usar um Brush, e por isso teremos que criar várias camadas de preenchimento para que não fique com uma transparência, pois se você tentar pintar várias vezes o brush de branco vai perceber que acaba perdendo os detalhes.

Para isso carregue o brush de asas que deseja e "pinte" dando dois cliques sem mover o mouse. Dependendo do brush pode ser mais ou menos, mas precisa ficar com mais ou menos esta textura:


(Repare na semi-transparência que há na asa)


Assim, os detalhes ficam e a asa não fica tão surreal. Esta é branca, mas você pode fazê-la negra, ou azul, depende da sua fantasia... Não me levem a sério, por favor.

Terceiro Passo

Não é exatamente uma asa ideal, não que eu ja tenha visto muitas asas de anjos, mas não me parece uma asa muito concreta, parece mais uma aura superficial. Ah é, crie as duas asas e posicione-as no local onde irão estar nas costas da pessoa e coloque-as abaixo da camada que foi recortada.

Tentei de várias maneiras preencher para que ficasse bom, a melhor que eu achei foi esta: com a tecla "ctrl" pressionada clique na camada das asas, não a selecione, apenas clique nela. Isso cria uma selecão no formato das asas, e o melhor da história é que, quando você usar a ferramenta "pincél" (brush tool), no formato circular, com esmaecimento nas pontas, diametro de 300 pixels e a cor #8e8e8e, verá que as transparências permanecem, então só precisa dar um clique e pintar toda a área selcionada. Assim:




Mesmo isso ainda não é o bastante, então copie a camada 3 vezes, então terá 4 camadas cinzas, que apertando "ctrl+E" você irá mesclar e obter uma camada quase maciça:





Quarto Passo

Você já pode colocar a asa branca por cima dessa, e verá que ja está completamente sem transparência, e os detalhes ja estão um pouco mais acentuados também. E se falando em detalhes vamos nos ater a um deles: quando se bate uma foto com uma fonte de luz neste estilo, forte, ela reflete um pouco, criando uma espécie de brilho em volta do objeto, seja uma camiseta ou, no caso, asas.

Para fazer isso duplique a camada de asas brancas, e depois vá na guia filtros (filters)> Desfoque (Blur)> Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur). Como estou trabalhando em uma imagem grande: 1280 x 800 pixels, utilizei um raio de aproximadamente 26,5 pixels.

Esta camada deve ir acima da camada cinza e abaixo da camada branca. Feito isso deixe a camada branca invisível e, em seguida, apague o centro das asas deixando apenas uma ponta, desta maneira:




Para terminar este passo basta diminuir a opacidade da camada desfocada para 48%.


Quinto Passo

Como já cuidamos do brilho de reflexo na imagem, vamos cuidar da sombra. A sombra deve ir de contraponto à luz. Você pode usar a ferramenta "pincel" (brush tool), com tamanhos, opacidades, e fades diferentes para fazer uma sombra muito boa:


Isso dá um aspecto tridimensional muito interessante e também ajuda a realçar algumas penas, o que auxilia ainda mais nessa composição. Agora, para dar um toque sutil de detalhismo fanático você pode adicionar uma pequena sombra do lado esquerdo entre o braço e a asa desta deusa. Assim:




Sexto Passo

Eu não sei se classificaria isso como um passo, mas eu achei que ficaria muito longo se continuasse a escrever sem um novo título, então criei este novo passo, que consiste somente, e tão somente em criar um degradê do lado esquerdo paro o direito , bem suave, para dar uma ênfase na sombra e no ponto de luz existente na fotografia. Ah, também adicionei um registro no canto esquerdo inferior, que esquecí de apagar enquanto criava as imagens do tutorial.

Por hoje é só, então até mais e, caramba eu ia dizer "Até mais, e obrigado por todos os peixes" que na verdade é o título do quarto livro da serie "O guia do mochileiro das galaxias"de Douglas Adams (que por sinal é sensacional), mas, completando a frase, espero não demorar tanto para escrever-lhes novamente.

Comentário do post