Dia → Noite

Oi!

Bom, eu estou com sérios problemas de memória, criei este efeito e, no dia seguinte, não lembrava mais como fazê-lo. As vezes isso acontece comigo, recorro aos meus próprios tutoriais para recriar coisas que eu mesmo inventei. Mas chega de meus problemas, o tutorial de hoje é bem interessante, vamos transformar o dia em noite. Assim:






Primeiro Passo

Antes de tudo, como sou bonzinho, darei a imagem do tutorial hoje, é essa. A primeira coisa a se fazer é uma cópia da imagem para podermos fazer alterações. É importante ter a original porque ela será necessária duas vezes, mais para frente.

Com a cópia selecionada, abaixe a saturação para cerca de -40. O motivo para isso é que, se não há luz, não há Cor. Tecle “Ctrl+M” para abrir a janela de Curvas (Curves). Agora mude, nos vários canais, as curvas para que ele fique assim:



Quando fizemos essas alterações, atribuímos um tom azul-esverdeado, típico de ambientes noturnos.




Segundo Passo

Duplique a camada alterada. Em seguida, ajuste a saturação desta forma:



Então, novamente com os ajustes de Curvas, ajuste desta maneira:



Depois use o ajuste de níveis para escurecer um pouco. Repare nos flashes de luz, no reflexo do cromo. Como vai ficar escuro, isso vai ajudar a dar forma ao carro.




Terceiro Passo

Você deve ter percebido que o farol também escureceu. Isso é interessante, nos podemos utilizar a luz solar que reflete no farol da imagem original como se fosse a luz do próprio farol. Para isso vamos excluir da nova camada o espaço referente aos faróis. Assim:






Quarto Passo

O ambiente me parece bom, quanto ao efeito Noite, mas o carro ainda me parece claro. Vamos escurecê-lo, e para isso vamos duplicar a camada mais escura, a que teve os faróis recortados. Em seguida vamos apagar a parte referente ao carro, assim:



Feito isso vamos criar uma camada entre as duas, depois pintar de preto e abaixar um pouco a opacidade para cerca de 77%. Mude o seu Modo de Mesclagem para “Escurecer (Darken)”. Será necessário apagar algumas partes para dar uma silhueta luminosa em algumas outras. Deve-se apagar a parte referente ao vidro frontal também, mais tarde saberá o por que.




Quinto Passo

Já é noite, tudo escuro, mas e as estrelas? Aqui. Crie uma nova camada acima de todas as outras. Tecle “Shift+F5” para abrir a janela “Preencher (Fill)” e preencha a camada com a cor preta. Em seguida use o filtro “Ruído (Noise)” com uma intensidade de 33%.




Depois carregue a janela de “Níveis (Levels, Ctrl+L)” e puxe a seta central totalmente para direita:



Agora temos estrelas, mas elas dominam a tela inteira e o fundo esta todo preto. Para mudar isso mude o Modo de Mesclagem para “Divisão (Screen)”. Isso eliminou a parte preta, mas as estrelas ainda estão dispostas por toda a extensão da tela. Agora apague com a Ferramenta Borracha (E) as partes que são desnecessárias, mas deixe a parte que esta na frente do carro, corte e cole em outra camada. Deixe-a invisível por enquanto. Para terminar, baixe a opacidade para 70%:






Sexto Passo

Agora falta pouco, mais precisamente os faróis. Antes de fazê-los vou adiantar uma coisa, usaremos a “Subexposição de Cores (Color Dodge)”. Para que a projeção do farol não fique irreal e muito azulada nós vamos duplicar a camada mais escura, criada no Segundo Passo. Em seguida vamos desatura-la, usando “Ctrl+U (Matiz/Saturação, Hue/Saturation)” e puxando a barra de Saturação totalmente para a esquerda. A imagem ficou preta e branca. Agora apague tudo que não estiver à frente do carro, e use a ferramenta Borracha com um esmaecimento nas bordas para fazer a junção com a imagem original. Isso vai permitir uma projeção mais branca do que azulada.



Sétimo Passo

Usando a ferramenta pincel, abra a aba de configurações do lado da paleta de navegação, e altere desta maneira:



Depois pinte as duas “lâmpadas” dos faróis, ai aumente um pouco o desfoque e pinte novamente. Em seguida aumente mais o desfoque e pinte mais uma vez. Mescle tudo isso em uma só camada e aplique o Desfoque Gaussiano (Filtros (Filters)> Desfoque (Blur)> Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur)) com um raio de 3 ou 4 pixels.





Oitavo Passo


Agora já está ficando mais real, mas ainda falta a projeção, a poeira e a luz que traça aonde haverá a poeira. Primeiro vamos fazer o traço de luz.

Para isso use a de Laço Poligonal (L) para criar a seleção por onde o traço de luz passará e use a ferramenta Pincel (B) para preencher ela, assim:



Feito isso ponha um pouco de pouco de cor usando Matiz/Saturação (Ctrl+U) nessas configurações. Eu gosto da idéia de um farol que não tenha uma luz amarelada de tungstênio, costumava saber o nome de todos os carros e seus acessórios, mas hoje eu sei o nome de todos os programas e seus plug-ins e acabei me esquecendo dos primeiros. Acho que este tipo de farol se chama xenon.



Depois de colorir nos devemos usar novamente o Desfoque Gaussiano pra espalhar um pouco essa luz. Use um raio de 30 pixels. Tecle “Ctrl+T” e selecione Distorcer (Distort) para ajustar ao formato e dimensão desejados. Por fim, aplique mais uma vez uma coloração azul e baixe a opacidade para cerca de 35%. Repita o processo no outro farol.







Nono Passo

Falta só a projeção no chão. Para isso vamos criar aquela forma elíptica do pincel, como já fizemos antes. Em uma nova camada, crie a seleção elíptica do formato deste pincel, clicando na camada em que está pintado, enquanto segura a tecla “Ctrl”. Em seguida escolha uma cor do tipo azul muitíssimo claro, que pareça muitíssimo com branco. Então pinte dessa maneira:



Em seguida tecle “Ctrl+T” para selecionar o modo de transformação, clique com o botão direito e vá em “Distorcer (Distort)” e ajuste as pontas para ficarem assim:



Duplique e ajuste ao outro farol. Depois duplique ambos e puxe um pouco para o lado. O porquê de estarmos fazendo isso é que existem duas lâmpadas por farol, e nós temos dois faróis. Em seguida iremos usar Matiz/Saturação (Hue/Saturation) para dar um leve toque colorido azulado e mudar o Modo de Mesclagem para “Subexposição de Cores (Color Dodge).

Para terminar a projeção duplique mais uma vez esses dois faróis e desature eles, deixando em tons de cinza e coloque abaixo das camadas de “Subexposição de Cores”. Ajuste a opacidade até que fique assim, com as bordas azuladas:



Para terminar crie uma nova camada acima de todas e, com a ferramenta pincel, na cor branca, pinte essa junção das luzes:






Décimo Passo

Todo carro tem um farol traseiro, e o Touareg não é diferente. Para criá-lo teremos de ir novamente à camada que teve a parte referente ao carro deletada. Com a ferramenta Pincel (B) selecionada, escolha um tom de vermelho do tipo #cf0000 e pinte bem de leve aonde haveria o farol. Assim:






Décimo Primeiro Passo

Lembra-se das estrelas que havia na frente do carro? Agora você entenderá porque elas estão lá. Deixe-a novamente visível e apague o que não estiver no traço de luz do farol. Por que estamos fazendo isso? Ora, você sabe como sou fanático por detalhes, esse é só mais um deles: o carro está no deserto, o deserto é feito de areia, a areia é leve o suficiente para deixar partículas serem levadas pelo vento, partículas que, quando iluminadas pelos faróis de um Touareg rodando a 200 km/h no meio do deserto, se parecem com isso:



Eu apliquei o “Desfoque de Movimento” para indicar a velocidade do carro, isso alongou um pouco as partículas, criando pequenos traços.




Décimo Segundo Passo

Lembra-se que eu pedi para excluir a parte referente à janela frontal de algumas camadas? Isso é para o Gran Finalle. Os carros mais modernos vêm com diversos recursos integrados, alguns deles são o painel de GPS, a câmera a traseira do carro e uma tela de LCD que está no lugar dos ponteiros do carro. Isso tudo gera uma fonte de luz dentro do carro, que ainda não está tão enfatizada quanto deveria.

Vamos copiar, da camada original, um pedaço que capte a camiseta e o “batente” da porta, onde a luz deveria incidir. Feitos os devidos cortes e ajustes, ponha essa camada abaixo da que usamos para escurecer o carro, aquela em que o Modo de Mesclagem é “Escurecer (Darken)”. Agora mude o Modo de Mesclagem da mais nova e ultima camada deste tutorial para “Subexposição de Cores (Color Dodge)”. Essa é a diferença:






Observações Finais

Varias coisas interessantes nesse tutorial, como por exemplo, as estrelas. Eu gosto muito dos detalhes pequenos, são eles que dão o realismo. Futuramente farei um dia de chuva, mas por agora espero que tenha gostado do tutorial. Vejo você em breve.

Comentário do post

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom :)